Construindo um perfil campeão no LinkedIn – para alcançar o emprego dos sonhos

Conquistar o emprego dos sonhos não precisa, necessariamente, ser um desejo distante ou inalcançável. Com a proximidade que as novas tecnologias proporcionam e também, com as redes sociais, é possível sim aumentar suas probabilidades de trabalhar naquele emprego que tanto enche seus olhos.

Para isso, manter seu perfil nas redes sociais atualizado é fundamental para sua marca pessoal na hora de buscar oportunidades de emprego. No artigo de hoje vamos focar no LinkedIn. O LinkedIn é a maior rede social B2B do planeta. Além disso, a rede cresce muito no Brasil, que hoje já é o 3º país que mais possui usuários na rede, com uma marca de mais 20 milhões de pessoas. Outro ponto a favor da rede é que os recrutadores usam o LinkedIn para encontrar candidatos e 75% dos gestores olham o perfil do LinkedIn na hora de decidir pela contratação.

Abaixo você confere algumas maneiras simples para deixar seu perfil mais visível:

Acrescente uma foto com a qual as pessoas lhe reconheçam instantaneamente
Sua foto ajuda as pessoas a lhe reconhecerem e ainda dá legitimidade para o seu perfil. Portanto, não ignore esta etapa. Não precisa ser uma mega produção ou algo muito descolado: com uma selfie feita pelo próprio celular você já consegue atualizar a foto do seu perfil. Lembre-se: como o seu futuro empregador verá essa foto, esteja vestido adequadamente (não precisa colocar um terno, mas sim algo com o qual se sinta confortável de ir trabalhar) e nada de animais de estimação, parentes ou amigos na foto. Ter uma foto no seu perfil realmente faz a diferença. Membros do LinkedIn que tem uma foto no perfil recebem 21 vezes mais visitas ao seu perfil e 36 vezes mais mensagens. Isso significa que você tem muito mais chances de ser encontrado por recrutadores e, consequentemente, de conseguir um emprego.

Destaque sua formação (e qualquer experiência que você teve até então)
Sua formação e os tópicos que você domino mostram quem você é e o que você sabe. Além de sua faculdade e área de graduação, você também pode adicionar cursos e projetos extras, sua média de notas em matérias relevantes ou na média geral, honras e prêmios que tenharecebido e muito mais. Não precisa se intimidar se você ainda não teve um monte de experiências profissionais. A área de experiências do seu perfil pode mostrar empregos part-time, empregos de verão, estágios e trabalho voluntário. Essas experiências mostrarão um pouco de suas habilidades para potenciais empregadores. Você ainda pode incluir artigos escritos, trabalhos de design e muito mais a seu perfil. Que maneira melhor de mostrar suas habilidades do que exibindo o que você pode fazer com exemplos reais?

Destaque suas habilidades para que outras pessoas possam lhe endossar e recomendar
Seja em cursos ou através de experiência de trabalho, você sem dúvida ganhou algumas habilidades relevantes para sua carreira. Não se preocupe se você não é um programador experiente ou um mago do marketing: habilidades comportamentais como facilidade para se comunicar, pensamento crítico e trabalho em equipe são tão importantes quanto experiências. Certifique-se de adicionar as principais habilidades que você deseja que sejam reconhecidas para o seu perfil que o próprio LinkedIn destacará elas para as pessoas certas que possam lhe endossar.

Use seu resumo para dizer quem você é
Seu perfil no LinkedIn não deve ser apenas um liquidificador com uma lista de cursos e experiências. Mostre um pouco de personalidade e diga o que te apaixona profissionalmente. A seção Sumário é o local perfeito para isso. Exiba de maneira concisa suas qualificações, habilidades, objetivos e o que lhe torna uma pessoa única. Não tenha medo de ser entusiasmado e corajoso.

Mantenha seu perfil atualizado e interaja com sua rede
Mantenha seu perfil no LinkedIn atualizado e visível para potenciais empregadores através de postagens regulares, compartilhando artigos e escrevendo sobre coisas que você conhece. Observe quem está lendo suas atualizações, pois isso pode te colocar de frente com pessoas importantes para sua carreira e isso pode iniciar uma conversa. Conecte com frequência para verificar mensagens e conversas que recrutadores possam ter iniciado. Mostre-se disponível!

Se você quiser mais dicas de como construir um perfil campeão, pode baixar o infográfico gratuito que preparamos com outras dicas valiosas para quem quer se destacar no LinkedIn.