Os especialistas (e os algoritmos já disseram): 2015 é o ano do vídeo. Longe vão os dias de ignorar o conteúdo de vídeo durante reuniões de estratégia e brainstorms. Os vídeos devem estar sempre presentes em sua estratégia de marketing digital neste ano e, o melhor: você não precisa filmar nem uma cena. Antes de contar o segredo para ter um vídeo viral, deixe-me dar-lhe um pouco de detalhes sobre como o vídeo será importante para você em todos os canais sociais.

Um estudo da Socialbakers mostrou que as mensagens de vídeo têm o maior alcance orgânico no Facebook (mais que o dobro de posts com foto). O Twitter adicionou vídeo em seu app móvel, em fevereiro, e Instagram, Vine, YouTube, e Snapchat estimulam toda a criação e partilha de vídeo social. O Pinterest permite que você fixe os vídeos do YouTube e no Vimeo agora você pode pesquisar via filtro de vídeo. Usuários do LinkedIn estão mais frequentemente usando o vídeo como uma maneira de se destacar e apresentar seus talentos ou negócios. A Neomobile estima que dois terços do tráfego mundial de dados móveis serão de vídeo até 2017.

Claramente o vídeo está se proliferando nas mídias sociais e no jeito como os usuários estão consumindo a informação online. No entanto, quando se fala com os clientes sobre usar conteúdo de vídeo, há três razões principais que os fazem não querer tê-lo em seu plano de marketing: 1. vídeos profissionais são muito caros para fazer; 2. eles não tem certeza de como criar um vídeo; 3. eles não querem estar na frente das câmeras por uma infinidade de razões.

Eu tenho uma boa notícia: você realmente não precisa criar qualquer um dos seus vídeos! Você não precisa aparecer na frente das câmeras e você não precisa pagar por um cinegrafista profissional. O segredo? Trabalhar com pessoas influentes. Você pode contar a sua história da marca de forma criativa, obter maior alcance social, e criar conteúdos duráveis que vão continuar sendo relevantes por mais tempo.

Aproveitar a energia e criatividade de influenciadores é sua resposta. O que quero dizer com influenciadores? Eles poderiam ser blogueiros, usuários do YouTube, Instagramers, Pinners, Viners, Snapchatters etc. Qualquer pessoa que exerce influência com um público envolvido e específico é um influenciador.

Uma campanha bem planejada irá mostrar a sua marca e mensagem, ao mesmo tempo, permitindo ao influenciador a liberdade de criar autenticamente conteúdos em vídeo. Estes vídeos podem contar a sua história, mostrar o seu produto em ação, e até mesmo se tornar viral.

Obviamente os objetivos que você tem para esses vídeos e o público que você deseja atingir irão ditar a influenciadores que você selecionar. Você deve compensar esses influenciadores para o conteúdo que eles criam e seu contrato deve estipular que você possui os direitos de reutilizar o conteúdo. Idealmente, você terá os influenciadores para compartilhar seu trabalho em seus canais sociais para que você possa se beneficiar de seu alcance, mas você também vai querer o arquivo de vídeo digital. Isso é importante para que você possa se beneficiar do alcance orgânico de vídeos enviados diretamente para o Facebook e para que você possa incluir o vídeo em seu próprio canal no YouTube, seu site, etc.

Os benefícios de uma campanha com influenciadores usando vídeos são muitos e que podem alavancar o seu engajamento social, sua estratégia de marketing de conteúdo, e seu sucesso em 2015.

Tradução livre do texto “2015 is the Year of Video- and You Don’t Have to Create Any of Them”, de Christine Wilson, fundadora e CEO da Agência MtoM.