Reza a lenda que o costume de brindar começou com os gregos antigos já no século VI (a.C.). O ritual era a maneira de o anfitrião provar aos seus convidados que a bebida alcoólica não estava envenenada, já que a batida entre os recipientes provocava a mistura dos líquidos entre os copos de quem brindava. De lá para cá, brindar virou símbolo de comemoração ao redor do mundo.

Nada mais lógico, portanto, que marcas de cerveja se aproveitem deste hábito para criar ações de marketing. Em tempos de interatividade e redes sociais, a Budweiser e a Heineken foram além: tornaram o brinde um momento interativo.

A marca holandesa fez suas garrafas brilharem com movimentos dos braços ou ao som da música ambiente. Já a americana, fez as pessoas se tornarem amigas no Facebook ao baterem os copos. Ambas lançaram mão de chips no fundo dos recipientes para tornar as interações possíveis. Os vídeos a seguir detalham as duas ações. Vale o play!

Heineken – Garrafas de led (Ignite)

Budweiser – Buddy Cup